domingo, 13 de junho de 2010

A mulher pode ingerir bebida alcoólica na gestação?


Existe o mito de que tomar aquela cervejinha preta de vez enquando na gravidez é bom. Puro mito: Beber durante a gestação pode ser muito perigoso para a mamãe. Não existe uma dose mínima ou limite estabelecido para o consumo de álcool durante a gravidez que não prejudique o bebê.

O álcool é uma substância com passagem livre pela placenta, o que significa que o álcool vai diretamente para o feto e o fígado do bebê, que está em formação, metaboliza o álcool duas vezes mais lentamente que o fígado da sua mãe, isto é, o álcool permanece por mais tempo no organismo do bebê do que da sua mamãe. Entende agora o perigo?
Aborto espontâneo e trabalho de parto prematuro são algumas das complicações estimuladas pelo álcool na gravidez, mesmo em pequenas quantidades. Na verdade, o risco de aborto espontâneo praticamente dobra quando a gestante bebe álcool.
Outros problemas causados no feto pelo álcool são: falta de crescimento, rosto desfigurado e retardo mental, dependendo da fase da gravidez e também da quantidade de álcool ingerido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário